Diversos programas e ações são implantados para promover o desenvolvimento de condições de trabalho saudáveis e seguras, proporcionando um ambiente organizacional favorável e de bem-estar, concorde aos modelos de Qualidade de Vida no Trabalho difundidos no mercado.

img

SEGURANÇA DO TRABALHO

A São José Agroindustrial conta com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) com objetivo de prevenir acidentes, definir as necessidades melhorias, realizar análise e Mapas de riscos. A comissão atua como um apoio ao SESMT para redução de acidentes e melhoria das condições de trabalho.
A empresa ainda conta com uma Equipe de Brigada de Emergência, que garante a intervenção eficiente em situações de perigo identificadas no Plano de Ações em Emergências (PAE). O PAE tem como propósito estabelecer as normas e procedimentos para atuação em caso de situações de emergências através da prevenção e mitigação dos riscos e o estabelecimento de resposta rápida para essas situações com intuito de minimizar os riscos à saúde humana, ao meio ambiente e ao patrimônio da empresa.

img

PROGRAMA DE SAÚDE E SEGURANÇA NO CAMPO – S2

Programa voltado ao público do campo, onde a equipe da segurança do trabalho e serviço de saúde, vão ao campo semanalmente para um trabalho de conscientização através de palestras e controle da saúde com aferição de pressão e medição de glicose dos trabalhadores. A campanha atende a todos os trabalhadores rurais e o trabalho da área médica é continuado com o levantamento dos trabalhadores hipertensos e inclusão em um programa a parte voltado para controle e acompanhamento desses trabalhadores.

img

PROGRAMA DE HIGIENE OCUPACIONAL (PHO)

Este Programa tem como objetivo identificar os determinantes do trabalho que podem afetar a saúde dos trabalhadores através de um diagnóstico das condições de trabalho na atividade de corte de cana.

Além disso, a partir das análises das medições higiênicas, classificaremos por tipo de atividade de acordo com a taxa metabólica encontrada no momento da atividade e verificaremos a salubridade da atividade correlacionando as medições das condições ambientais e taxa metabólica x legislação. Foi aplicada a AET (Análise Ergonômica do Trabalho) como método para compreender as dificuldades encontradas nas situações de trabalho. Avaliou-se variáveis como frequência cardíaca, IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo).

Para melhoras das condições de trabalho no corte de cana, a empresa cumpre com o que diz a NR-31, a respeito das áreas de vivências e banheiros em quantidade suficiente para os trabalhadores. E vai além disso com a disponibilização de caminhões pipa de água gelada, um investimento muito importante para os trabalhadores rurais.

img

PROGRAMA DE VOLUNTARIADO

Incentivar atitudes de cooperação e solidariedade junto à comunidade contribuindo com o ambiente profissional, é a proposta do Programa de Voluntariado da São José Agroindustrial. Formado em 2010, o grupo é constituído por funcionários que são difusores e captadores de outras frentes de trabalho, de acordo com a ação desenvolvida. O programa desenvolve diversas ações sociais e ambientais.

img

PROGRAMAS E CAMPANHAS DE SAÚDE

É feito inicialmente um mapeamento da saúde e estilo de vida do colaborador, esse mapeamento irá conduzir os diversos programas de saúde da empresa com intuito de melhorar as condições de saúde, garantir um ambiente de trabalho saudável e desta forma reduzir o absenteísmo.

Para que isso aconteça diversas campanhas e programas na área de saúde são realizados, sempre com foco na prevenção e promoção da saúde e melhoria da Qualidade de Vida no trabalho. Como exemplos podemos citar: programas de Saúde da Mulher/ gestantes, programa de Saúde do Homem, vacinações e dicas de saúde, além de campanhas com diversos temas de saúde.

img

GINÁSTICA LABORAL

Com este programa, a São José Agroindustrial contribui para a preservação da saúde dos seus colaboradores, através dos exercícios laborais, com acompanhamento de uma equipe de educadores físicos. O programa é desenvolvido por setores e coletivamente, promovendo também a interação dos colaboradores e tem como objetivo prevenir a fadiga e lesões musculares, corrigir vícios posturais, prevenir as doenças por traumas acumulativos, diminuir o absenteísmo e aumentar o ânimo e a disposição com a melhoraria da qualidade de vida no trabalho.

img

PROGRAMA DE ERGONOMIA

O Programa de Ergonomia - PROERGO é um sistema de gestão, estruturado para gerenciar os riscos ergonômicos da empresa atendendo a norma regulamentadora 17 (NR 17), item fundamental para atender a legislação trabalhista e previdenciária e tem como objetivo: Mapear as situações de risco através de laudos ergonômicos, classificando-as por ordem de prioridade e a melhoraria continua dos processos e as condições de trabalho. Diariamente, uma equipe de ergonomia, formada por fisioterapeuta, faz um acompanhamento sistemático, garantindo que os colaboradores da São José Agroindustrial estejam dentro de um ambiente saudável, que atende às exigências ergonômicas ideais.

img

PROGRAMAS DE GESTÃO DE DOENÇAS CRÔNICAS

Este programa tem por finalidade promover o bem-estar, o cuidado com a saúde e a prevenção de agravos de saúde para nossos colaboradores portadores de doenças crônicas. O seu objetivo principal é conscientizar os colaboradores do cuidado com a saúde e do obter um estilo de vida mais saudável, a importância do autocuidado, prevenindo as complicações e desta forma melhorando a qualidade de vida no trabalho.

Neste programa, os colaboradores ainda são encaminhados para uma equipe de nutricionistas e de educadores físicos, que orienta sobre os hábitos de alimentação e de exercícios físicos adequados a uma vida saudável, além de fornecer cartilhas com orientações.

São realizados encontros semanais visando a prevenção de agravamentos e encontro anual onde são debatidas temáticas importantes para saúde do nosso colaborador.