banner
banner

Parque Ecológico

Através de parceria estabelecida com o Refúgio Ecológico Charles Darwin, em 2001, o Grupo Cavalcanti Petribu criou o Parque Ecológico São José, uma das maiores reservas de mata atlântica do Nordeste do Brasil. No campo das pesquisas ambientais, estabeleceu convênio, em 2004, por meio da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com a universidade alemã de Ulm, para catalogar a variedade de espécies nativas da fauna e flora do Parque. Afinal, o Parque Ecológico São José é um gigantesco ecossistema, formado por floresta, lagos, açudes, rios e manguezais, com espécies pouco ou nunca estudadas.

Com a aquisição de uma área contígua de quase 1,07 mil hectares de floresta do Grande Recife, às margens da PE–27, no município de Camaragibe, conhecida como a Mata de Aldeia, o Grupo Cavalcanti Petribu ampliou seu patrimônio de reservas florestais, que, se somado à área do Parque Ecológico São José, ultrapassa os 9 mil hectares.

Hoje, nas várias ações e programas que implementa, a São José Agroindustrial estabelece parcerias com empresas, organizações não governamentais (ONGs) e com a sociedade civil para garantir a preservação dessa importante reserva de mata atlântica e para promover e disseminar uma consciência ecológica através de atitudes perenes. Até porque, o Parque Ecológico São José é mais do que um patrimônio da USJ, é um pulmão verde de grande relevância para Pernambuco, para o Brasil e para o mundo.